Cool Manouche é um quarteto de Jazz Manouche ou Gypsy Jazz, inspirados nos clássicos interpretados e criados por nomes como Django Reinhardt, Stochelo Rosenberg ou Tchavolo Schmitt.
É composto por:
Luís Fialho – guitarrista e compositor, fez os seus estudos musicais em contrabaixo na Academia Amadores de Música de Lisboa dedicando-se posteriormente à guitarra. Nos últimos anos estudou harmonia de jazz com o professor Zé Eduardo. Fez parte dos “Opinião Pública” nos anos 80, dos “Entre Aspas” nos anos 90 e mais recentemente nos “Amar Guitarra” tendo sempre um papel de relevo na composição dos temas originais.
Ray Bartlett – um músico inglês de grande experiência e especializado no estilo de Django Reinhardt e do Gypsy Jazz. Além de tocar regularmente em clubes de jazz e festivais no Reino Unido e Irlanda, também actuou na capital deste estilo musical, Paris. Liderou os seus próprios projectos e tem colaborado, estudado e tocado com músicos de topo de todo o mundo.
Rick (Richard) Steffens – contrabaixista americano de jazz é um músico diversificado com mais de 40 anos de experiência como sideman, trabalhando em estúdios e líder da Mirage Big Band Orchestra. Também foi um membro fundador do Gypsy Swing Cats de San Diego.
Ao longo dos anos, Rick actuou com os notáveis do jazz como Herbie Hancock, John Handy, Milt Jackson, Richie Cole, Andy Narell e Ernestine Anderson. Também tocou em orquestras com muitas celebridades e comediantes famosos do mundo, como Bob Hope, Red Skelton, Danny Thomas, Joan Rivers, Smothers Brothers, Mel Carter, Pete Barbutti, Rich Little e Joe Piscopo.
Betty M. – violinista e cantora residente no Algarve, estudou violino clássico em Portugal e posteriormente em Itália, onde residiu vários anos e onde começa a interessar-se pelo Jazz. Mais tarde regressa a Portugal e começa estudar Jazz com David Gausden, Zé Eduardo e licencia-se em Violino Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Tem colaborado com vários músicos da região e do país entre os quais Zé Eduardo, David Gausden, Tuniko Goulart, Desidério Lázaro, Gonçalo Neto entre outros, e participado em vários eventos e Festivais de Jazz e World Music com diferentes formações. Descobre no Gypsy Jazz a sua verdadeira voz dedicando-se atualmente exclusivamente a este estilo.