EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Em Exposição:

REFÚGIO – Exposição de pintura de Rita Damásio

Rita Damásio, 33 anos, nascida em Olhão.Durante o primeiro confinamento, apenas com o escape de passear pelas salinas da sua terra, encontrou na pintura um reconfortante e fascinante refúgio. Esta exposição de pintura acrílica em tela, retrata precisamente essa descoberta.”Refúgio”
A calma, a complexidade e a irreverência das paisagens do sapal. Onde o azul do céu, o verde da vegetação e o amarelo dos pastos contrastam com o rosa das salinas. Uma junção de elementos que transborda cores e trilha um caminho de beleza. Um refúgio de boas vibrações durante um período apocalíptico.

K_8 creative coding, generative art – por Henrique Silva

O Creative coding ou arte generativa é uma forma de arte que é criada utilizando um algoritmo, escrito numa linguagem de programação.
Nesta exposição vão ser apresentadas duas séries de prints, a partir de imagens geradas por dois programas “K_8” e “Power, module” desenvolvidos em Javascript e P5.js (Processing) pelo artista.Todas as imagens são únicas, sem qualquer pós-processamento. São totalmente abstractas, recorrendo para a sua geração apenas a conceitos da computação e matemática, como a recursão (que leva à fractalização das imagens), campos de números pseudo-aleatórios, autómatos celulares, entre outros.A realçar que, subjacente ao algoritmo, está sempre presente a ideia estética do artista, sem a qual não haveria a possibilidade da realização da obra.“The idea becomes the machine that makes art.”. Sol LeWittHenrique Silva é engenheiro geógrafo, artista e programador de computadores em Javascript.
https://about.me/hsilva321

#quasepintura – exposição de fotografia de Helga Esteves

#quasepinturaDo registo fotográfico entre o quotidiano, o olhar pictórico e as possibilidades poéticas.As imagens captadas num quase tropeço na realidade envolvente, surgem da observação e questionamento do campo visual, cujos enquadramentos as distanciam do referente, transformando-as numa qualquer coisa, por vezes indistinta, abstracta.O meio fotográfico é sujeito a uma subversão pelo olhar, que amplia os sentidos da cor, textura, sombra, reflexo, padrão, matéria.