A Matemática no Croché

É uma formação destinada a professores de Matemática, dos grupos 230 e 500 que pretende abordar a Geometria através do Croché.
No crochet há pontos que não são  os da Geometria e há linhas que não são rectas e que também não são as da Geometria. No entanto há muita Geometria no crochet…
Nesta sessão prática os participantes serão convidados a descobrir a Geometria entrelaçada nas malhas que, desde tempos imemoriais, surgiam entre as mãos que, em noites de inverno, à luz de candeeiros de petróleo e aquecendo-se à lareira, numa qualquer aldeia escondida na aba de uma serra ou numa casa de cidade, não paravam. Ponto a ponto, produziam-se peças de beleza diáfana que iriam fazer parte do enxoval das jovens
que calmamente brincavam aproveitando a luz e o calor.
Essas diligentes artesãs provavelmente não tinham consciência de toda a Matemática que era necessário mobilizar para produzir as suas obras. Os padrões utilizados passavam de geração em geração, copiavam-se de amigas e vizinhas, sempre sem consciência de que havia princípios básicos de Matemática e de Geometria envolvidos.
Neste contexto serão propostas actividades criativas que poderão ser reproduzidas (ou adaptadas) no âmbito de temas de Geometria dos vários níveis de ensino, desde o préescolar ao secundário.