Leon Baldesberger

Começou por ser o projeto de Bacharelato do trompetista Leon Baldesberger na Escola Superior de Musica de Zürich (ZHdK), e na altura foi eleito Best of Swiss Jazz Bachelor 2012 pela mesma escola. Dois anos mais tarde voltou a ser avaliado com a nota máxima no concerto final do Master na mesma escola. Estilisticamente poder-se-ia descrever como”orchestrated minimal odd-meter”, onde excertos claramente estruturados e orquestrados, nos quais predomina a combinação entre ritmos complexos e harmonias latas, andam de mãos dadas com a improvisação.
O projeto tem evoluído continuamente desde a sua formação, tendo passado por vários palcos na Suíça, entre eles o reputado moods em Zürich ou o Bird’s Eye em Basel. O CD de estreia “Störfaktor” foi gravado no Hitmill Studio – Zürich em Setembro de 2015 e apresentado na Suíça no inicio de 2016.
Após uma Tour por Portugal em Fevereiro de 2017, com paragens no Hot Clube e no Salao Brazil entre outros, Leon voltou para viver em Portugal e reconstituiu o seu grupo com músicos portugueses. São eles:
Leon Baldesberger (tp, comp)
Miguel Martins (g)
Alexandre Dahmen (p)
Luis Henrique (b)
Joao Melro (dr)